Pular para o conteúdo

COMO PERDER A TIMIDEZ PARA PREGAR NA IGREJA

  A timidez está presente na vida de muitas pessoas e nas situações mais diversas possíveis. Geralmente esse sentimento está relacionado a algum medo, seja ele de rejeição ou até mesmo referente a baixo autoestima. É importante compreender que existe mais de um tipo de timidez e que está relacionada com o medo de falar em público é apenas uma dessas.Pensando em ajudar aqueles que sofrem com essa situação, separamos algumas dicas que podem te auxiliar na superação dela. 
 Muitas pessoas sentem o desejo de transmitir a palavra de Deus mas não se sentem confortável em subir no púlpito e pregar, por isso, fizemos esse artigo de como perder a timidez para pregar na igreja.
Como perder a timidez para pregar na igrejaBanner

COMO PERDER A TIMIDEZ PARA PREGAR NA IGREJA

  Antes de tudo, precisamos entender de qual tipo de timidez estamos tratando, isso mesmo, existem diferentes tipos e por isso é muito importante conhecer cada uma delas. Fizemos uma lista com as respectivas explicações de cada uma.


 1° TIMIDEZ SITUACIONAL

 Geralmente se manifesta em situações específicas, ou seja, apenas em determinadas ocasiões a pessoa se sentirá envergonhada. Por exemplo, pode ter uma boa relação com pessoas desconhecidas ou uma boa relação com pessoas do sexo oposto, mas não consegue falar em público.


2°TIMIDEZ PROPOSITAL

 Um termo que designa a misantropia. Neste caso a timidez vira um “Sociopatismo enrustido”. Seria um radicalismo na timidez, `isolação social é pouco`. Um tímido legítimo tem vergonha de si mesmo, um misantropo tem vergonha da sociedade e por isso não se socializa.


3° TIMIDEZ CRÔNICA

 É caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.

 Sabia disso? Pois é, são coisas interessantes que muitos desconhecem.

Banner

 No geral, a vergonha ou medo de falar em público está relacionado com a  timidez crônica ou situacional. Mas não se preocupe, esses casos podem ser resolvidos e você poderá ter um convívio normal em qualquer qualquer relação social.

 Muitas vezes, o medo de subir no púlpito e fazer as coisas de forma errada nos paralisa e nos impede de fazer a vontade de Deus. Porém, com o conhecimento certo podemos chegar chegar muito longe. 

 Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 2 TIMÓTEO 2


VERSÍCULOS FÁCEIS UTILIZAR E TREINAR COMO PERDER A TIMIDEZ PARA PREGAR

 Aqui, separamos uma lista com versículos conhecidos por todos, dessa forma, com textos simples, você consegue ter uma melhor compreensão do que está escrito, e elaborar de forma mais contundente a sua mensagem.

 

I. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

II. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11

III. Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

IV. “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33

V. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31

VI. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. Josué 1:9


 A utilização de textos conhecidos e de fácil interpretação nos auxilia bastante na hora de montar e ministrar a palavra. Essa é uma das muitas estratégias que podemos usar  na hora de colocar em prática o que aprendemos de como perder a timidez para pregar na igreja.


DICAS DE COMO PERDER A TIMIDEZ PARA PREGAR NA IGREJA

 Listaremos agora algumas dicas e sugestões que você pode utilizar para melhorar suas ministrações. Existem técnicas muito poderosas que podem te auxiliar nesse momento, aqui traremos apenas uma pequena parte.


 I. Tenha um bom esboço. Ter um bom roteiro bem estruturado é fundamental, pois vai impedir que você se perca nas falas e acabe por falar nada com nada. Para montar um bom esqueleto existe um certo grau de conhecimento e técnicas que não abordaremos nessa postagem em especial. Ter anotado em ordem tudo que será falado facilita muito a vida de quem está apresentando.

II. Treine sua entonação de voz. Aprenda a ouvir a sua própria voz e identificar as falhas que precisam ser corrigidas. Conseguir falar com clareza de forma que o interlocutor consigo entender bem é uma das principais características de um bom orador.

III. Atente-se a sua postura. A postura de uma pessoa durante uma apresentação diz muito sobre ela e pode ser determinante para conquistar a adesão do público. Costas curvadas passam uma impressão de descuido, enquanto a postura ereta indica uma pessoa segura, que sabe o que quer na vida. E não é só o público que vai pensar assim: sua autoconfiança também estará diretamente relacionada à postura assumida. Assim, durante a apresentação, procure seguir algumas técnicas: 

    -Em pé ou sentado, mantenha a coluna sempre de forma ereta. 

    -Jamais ponha as mãos nos bolsos, costas ou faça movimentos abaixo da linha da cintura e acima da linha da cabeça. 

    -Evite cruzar os braços ou se apoiar sobre alguma superfície.  

     -Não fechar as mãos em punho. Procure mamter sempre um belo sorriso no rosto. 

    -Movimente-se de forma leve. Nunca faça movimentos bruscos ou altere o tom da sua voz repentinamente. 

    -Não eleve sua cabeça para o alto, nem abaixe para o chão: olhe diretamente para as pessoas – com simpatia, sem altivez.

IV. Treine e ensaie suas falas em casa. Imagine a sena e tente ministrar seu texto em casa, verifique o que precisa ser melhorado e modifique tudo que for necessário até ficar tudo perfeito segundo sua visão.

V. Faça pregações pequenas. Isso pode te ajudar muito, você pode utilizar isso como uma forma de aprimoramento. Pregue mensagens curtas e conforme o tempo passa você vai aumentando o nível de complexidade e o tempo de duração das suas mensagens.

VI. Esteja em comunhão com Deus. Disso você jamais deve abrir mão. Se você está em comunhão com Deus, seu corpo sua mente e seu espírito estarão preparados para qualquer desafio. Estar alinhado com o Senhor colocará sua mente em um estado de maior tranquilidade, fazendo dessa forma com que você tenha um melhor desempenho.


EXEMPLO DE PREGAÇÃO CURTA PARA TE AUXILIAR A COMO PERDER A TIMIDEZ PARA PREGAR NA IGREJA

 Agora, deixaremos uma pequena mensagem para que você possa usar na sua primeira pregação como treino. Coloque em prática tudo que tiver aprendido e e deixa Deus usar você.


TEXTO BASE

 Salmo 46:1 – “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade


 Irmãos, o Deus dos deuses e Senhor dos senhores sempre se fará presente na vida daqueles que Nele confiam e andam segundo os seus mandamentos, lembrem-se, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam.

 Viver momentos tristes, de angústia e medo é inevitável. Na qualidade de humanos, estamos sujeitos a todos os maus existentes nesse mundo e estaremos, até a volta de Cristo, vulneráveis às pestes mundanas.

 Batalhas e adversidades aparecem a cada dia diante de nós. Os fracos cairão, os falsos abandonarão o Senhor, mas aqueles que amam a Deus de todo o seu coração, em verdade e espírito, mesmo nas adversidades, o Senhor os guardará debaixo da sua poderosa mão, pois, nos momentos de fraqueza, é Ele quem nos fortalece, em meio as necessidades ele se faz presente e demonstra que nem mesmo a pior das adversidades é capaz de resistir à presença de Deus. Porque Ele é o nosso refúgio e nossa fortaleza, na alegria e na tristeza, o nosso bem mais precioso.

 

 

📝PASSO A PASSO DE COMO MONTAR E MINISTRAR PREGAÇÕES SEM NERVOSISMO

 Você que pesquisou por como perder a timidez para pregar na igreja provavelmente já sentiu dificuldade em preparar ou ministrar suas mensagens, isso é completamente normal.
 Existem várias estratégias para conseguir elaborar uma pregação bem estruturada, além disso há muitas estratégias para falar bem em público, perder a timidez e transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.
 Clicando no botão abaixo você terá acesso ao manual para pregadores, que vai te ensinar isso e muito mais.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Floating Banner

Pregações curtas prontas para ministrar!

ACESSAR!